O que são e qual a utilidade dos marcadores tumorais?
Muitos pacientes são encaminhados para consulta com cirurgião do aparelho digestivo pois realizaram exames de sangue que evidenciaram aumento nos níveis de algum marcador tumoral. Os mais comuns são CEA, CA-19.9, CA-125 e alfafeto proteína. Será que devemos valorizar o aumento nos níveis dessas substâncias?
Para que servem os marcadores tumorais?
Marcadores tumorais são substâncias que podem ser produzidas por alguns tumores mas não exclusivamente por eles e são utilizadas no acompanhamento de pacientes com câncer. Marcadores tumorais, de maneira geral, não fazem diagnóstisco de um câncer, nós só devemos solicitar sua dosagem em pacientes que já têm esse diagnóstico.
Por exemplo, um paciente foi ao médico com a pele amarelada e um exame de tomografia mostrando um nódulo na cabeça do pâncreas: foi feito o diagnóstico de câncer de pâncreas. Nesse momento, é coerente solicitar a dosagem de CA 19.9 pois o diagnóstico do tumor já foi firmado. O conhecimento dos níveis dessa substância irá ajudar o médico a planejar o tratamento, a indicar quimioterapia, a suspeitar se há ou não recidiva da doença.
Dessa maneira, não faz sentido solicitar dosagem de marcadores tumorais em pacientes assintomáticos visando diagnóstico precoce de câncer. Marcadores tumorais não fazem diagnóstico precoce de câncer.
Os cânceres que dispomos de esquema de exames de rotina para diagnóstico precoce são:
1. Câncer de intestino grosso: o exame é a colonoscopia.
2. Câncer de próstata: o exame é o toque retal associado ao PSA.
3. Câncer de mama: a mamografia tem papel no diagnóstico precoce.
Quando devo solicitar a dosagem de marcadores tumorais?
Os seguintes marcadores são usados no acompanhamento dos seguintes tumores: 1. CA-19.9: pâncreas e vias biliares.
2. CA-125: ovário.
3. CEA: intestino grosso
4. Alfafeto proteína: câncer de fígado (esse pode ser usado no diagnóstico em pacientes com cirrose)
Existem outras situações que não um câncer que podem alterar esses exames?
Sim, e esse é mais um motivo para que não peçamos esses exames como triagem. A endometriose, por exemplo, pode alterar os níveis desses marcadores e não é uma doença maligna.
Se eu fiz esses exames e eles vieram alterados, o que eu faço?
Procure um especialista e converse com ele. Provavelmente a orientação adequada será suficiente para tranquilizá-lo e, caso haja a necessidade de rastrear um câncer, o exame adequado será pedido.