Pedra na vesícula
O que é?
A presença de pedras na vesícula biliar (colelitíase) é um motivo frequente de consulta ao cirurgião do aparelho digestivo.
Elas se formam a partir da bile armazenada na vesícula na maioria dos casos.
Quadro clínico
Os cálculos na vesícula podem ser sintomáticos ou assintomáticos. Quando geram sintomas, a queixa típica é a dor em cólica do lado direito do abdome. Também podem causar sintomas inespecíficos, como azia, refluxo e má digestão. Aqueles que não causam sintomas são descobertos em exames que foram solicitados por outro motivo. Por exemplo, uma mulher que faz um exame de ultrassonografia de abdome de rotina solicitado pelo ginecologista ou um paciente que faz uma tomografia computadorizada de abdome por uma cólica renal.
Diagnóstico
O melhor exame para detectar a pedra na vesícula é a ultrassonografia de abdome, mas elas também podem aparecer na tomografia computadorizada ou na ressonância magnética.
Tratamento
De maneira geral, o tratamento para a colelitíase é a retirada da vesícula biliar por videolaparoscopia. Nos casos assintomáticos, pode ser feito acompanhamento. Essa avaliação deve ser feita em conjunto com seu cirurgião do aparelho digestivo, que deve julgar caso a caso.