Skip to main content
Quais são as causas de amarelo na pele e nos olhos?

Quais são as causas de amarelo na pele e nos olhos?

  • Super User
  • Blog

À coloração amarelada na pele e nos olhos damos o nome de icterícia. Ela corresponde ao acúmulo de uma substância chamada bilirrubina no nosso organismo.

 

Como é produzida a bilirrubina?

Quando nossos glóbulos vermelhos (hemácias) ficam velhos, eles são retirados da circulação pelo baço e pelo fígado. É do processo de destruição desses glóbulos que surge a bilirrubina, mais especificamente da destruição da hemoglobina – uma proteína presente nas hemácias que transporta o oxigênio.

Sabendo disso, já entendemos uma das causas de icterícia no adulto: as anemias hemolíticas, situações em que há aumento na destruição das hemácias liberando muita bilirrubina na circulação sanguínea.

Agora que já sabemos de onde vem a bilirrubina, vamos às doenças que causam icterícia...

Hepatite

A hepatite é a inflamação do fígado. Sua causa mais comum é viral (hepatite A, B e C). Nesses casos, o problema está nas células que formam o fígado: os hepatócitos.

Assim, o fígado consegue absorver a bilirrubina do sangue, mas não é capaz de excretar no sistema biliar (onde fará parte da composição da bile), gerando acúmulo da substância no corpo. As hepatites são doenças tratadas pelo hepatologista e gastroenterologista.

Cirrose

A cirrose é a fibrose do fígado. O fígado lesado (pelo consumo de álcool, por exemplo) inicialmente fica inflamado. Caso o estímulo lesivo se mantenha, o processo inflamatório vai sendo substituído por fibrose (como se o fígado cicatrizasse) e com isso, sua capacidade de excretar bilirrubina na via biliar fica comprometida e o paciente fica amarelo.

Os casos de cirrose são acompanhados em conjunto pelo gastroenterologista / hepatologista e por um cirurgião (de preferência transplantador).

Cálculos

Os cálculos biliares são formados na vesícula e podem de lá sair chegando até a via biliar. É pela via biliar que escoa a bile produzida no fígado, dessa maneira, se há uma obstrução por um cálculo (chamamos isso de coledocolitíase), há acúmulo de bilirrubina no organismo e icterícia.

O melhor tratamento é a retirada desse cálculo através de uma Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) e da vesícula biliar por videolaparoscopia.

Tumores

Existe um grupo de tumores malignos que são capazes de causar icterícia. Eles acometem a região onde se faz a drenagem da bile do fígado, causando obstrução e consequente aumento dos níveis de bilirrubina no organismo, são esse os tumores: tumor de pâncreas, tumor de via biliar, tumor de papila duodenal e tumor de duodeno.

O tratamento desses casos é muito complexo e demanda um especialista na área. Basicamente devemos determinar o estágio da doença: se ela for precoce, geralmente combinamos a cirurgia com a quimioterapia, caso contrário, é feita somente a quimioterapia.

Uma arma importante que o cirurgião tem nesses casos é a Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE): com ela conseguimos desobstruir a via biliar mesmo sem operar o paciente.

Conclusão

A icterícia, amarelo na pele, é um sintoma comum a muitas doenças. A sequência correta na investigação diagnóstica, é fundamental para que a sua causa seja determinada e o tratamento iniciado.