Diástase de músculos retos abdominais é a mesma coisa que hérnia?
Nossa tendência é considerar que todo abaulamento que aparece no abdome quando fazemos algum esforço é uma hérnia. Será que isso é verdade em todos os casos ou existe alguma exceção?
Continue a leitura do texto abaixo e descubra mais sobre esse tema. Dê uma olhada!
O que são hérnias?
As hérnias da parede abdominal são falhas que possibilitam a passagem de algum órgão do abdome (geralmente o intestino) em direção à pele, por isso, quando fazemos algum esforço (carregamos peso, por exemplo), aquela região aumenta de volume. As hérnias mais comuns são: do umbigo, acima do umbigo (epigástricas), da virilha (inguinal) e em cicatrizes de cirurgias prévias (incisionais).
O que é a diástase?
Acontece que existe uma situação em que dois músculos que ficam na parede anterior do abdome, chamados músculo reto abdominal (um do lado direito e outro do lado esquerdo, em vermelho na figura abaixo), podem não estar bem juntos e, no espaço que se forma entre eles, ocorrer um abaulamento quando o paciente faz algum esforço.
Essa alteração da anatomia normal é chamada de diástase de músculos retos abdominais (do grego, diastasis, separação). Há uma flacidez no abdome, os tecidos que suportam a parede abdominal ficam mais fracos e, quando ocorre a contração dessa musculatura, notamos uma elevação na linha média.
Mas quem tem diástase de músculos retos abdominais sempre precisa operar?
Não, a cirurgia de diástase não é obrigatória. Quando existe uma hérnia e ela causa sintomas, sempre devemos operar o indivíduo e corrigir a falha. Agimos dessa maneira porque nesses casos existe um potencial de complicação: o intestino que passa pelo orifício na parede abdominal pode não voltar ao abdome. Chamamos isso de hérnia encarcerada.
Notamos que uma hérnia está encarcerada quando não conseguimos colocá-la no lugar, quando ela não volta para dentro do abdome. A hérnia encarcerada é uma urgência, ou seja, devemos corrigi-la rapidamente. Quando a hérnia permanece encarcerada por algum tempo, ocorre um comprometimento na circulação daquele intestino e ele pode perfurar. Essa é uma situação grave que chamamos de hérnia estrangulada. Por isso, o tratamento para hérnia é uma questão de saúde.
O mesmo não ocorre na diástase. Quando existe uma separação entre os músculos retos do abdome, apesar de observarmos um abaulamento semelhante ao das hérnias, não existe o risco de encarceramento e estrangulamento. Logo, a correção da diástase é uma questão estética. Isso não quer dizer que seja menos importante, só quer dizer que na diástase de músculos retos abdominais, a correção depende do incômodo causado pelo efeito estético, não irá prevenir nenhuma situação grave. Já nas hérnias, a questão, além de estética, é a prevenção de uma complicação.
Como é feita a correção da diástase de músculos retos abdominais?
A única possibilidade de corrigir esse problema é através de uma cirurgia de diástase. Esse procedimento é feito com anestesia geral e nosso objetivo é aproximar a musculatura através de pontos. Nossa equipe de cirurgiões prefere a técnica menos invasiva: através de 2 pequenos cortes na parte baixa do abdome, a falha é corrigida. É uma cirurgia trabalhosa, demanda a manipulação de toda a parede anterior do abdome e a colocação de um dreno mas apresenta resultados satisfatórios. Além disso, caso existam hérnias nessa região, elas também podem ser corrigidas.
Esse procedimento é coberto pelo convênio?
Sim, o procedimento é coberto e nossa equipe atende os principais convênios médicos. Caso tenha interesse em tirar mais dúvidas, agende uma consulta conosco.
Conclusão
Como você viu, apesar de semelhantes, a hérnia e a diástase de músculos retos abdominais possuem aspectos diferentes, principalmente, em questão de correção desses problemas. Portanto, a busca por atendimento médico de qualidade é a melhor alternativa.
O Dr. Henrique é especialista em gastroenterologia, proctologia e oncologia. Os profissionais se dedicam ao atendimento humanizado nas diversas áreas de atuação. Além de hérnias e diástase, os médicos atendem realizam tratamento para hemorroidas, tratamento para tumores, entre outros. Fale conosco e agende uma consulta!